ORQUESTRA SINFÔNICA DE CAMPINA GRANDE:
A REPRESENTAÇÃO DA DINÂMICA CULTURAL DO NORDESTE

PATROCÍNIO




O Programa BNB de cultura foi criado pelo Banco do Nordeste em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, sua área de atuação. Durante suas cinco edições foram patrocinados 1.131 projetos, beneficiando diretamente 474 municípios.
O Programa BNB de Cultura vem priorizando a cultura do Nordeste e a do norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, considerando que estão inseridas na cultura brasileira e universal. De acordo com as prioridades políticas apontadas pela conferência nacional de cultura e pelo Governo Federal para a cultura, o Programa está focado na facilitação do acesso da comunidade aos instrumentos, equipamentos e meios de produção de bens culturais, bem como intercâmbio com outras culturas, na formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção, proteção e transmissão da diversidade cultural.
O Programa foi estruturado tendo como base quatro princípios básicos: interesse da região, uma vez que o Banco do Nordeste é o principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento do Nordeste; acesso democrático a todos que fazem parte da cadeia produtiva da cultura, com igualdade de possibilidades; transparência do processo de seleção, oferecendo a todos as informações a cerca dos critérios de seleção e da metodologia de análise; e finalmente, acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e do programa como um todo.
Foram essas características, bem como os resultados obtidos, que promoveram a aproximação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), hoje copatrocinador do Programa.

E É través do patrocínio do Banco do Nordeste, BNDES e do Governo Federal e com o apoio da ASPLAN, SESC PARAÍBA e Associação Amigos da Orquestra  Campina Grande  que nasce a Sivuca - Orquestra Sinfônica de Campina Grande.

Apresentamos-nos como uma iniciativa inédita, compromissada primordialmente com a disseminação da arte musical para o grande público por meio da união do erudito com o popular e da execução da boa música instrumental. Ressaltamos o nome de Sivuca não apenas como homenagem, mas um misto de responsabilidade e prazer.

O violino, violoncelo, o contrabaixo, trompete, trombone, as flautas, clarinetes, saxofone, marimbas são alguns dos instrumentos que a Orquestra Sivuca vem apresentar ao público paraibano em seus concertos, conduzindo jovens, músicos, pesquisadores, estudantes universitários e a população campinense a uma maior penetração no mundo da música orquestral, tudo sempre gratuito.

A importância de uma Orquestra no contexto histórico-cultural e artístico de uma sociedade são fatores responsáveis para a consolidação de um projeto capaz de produzir efeitos de imensurável valor cultural, educativo e humano.

 CONTA AINDA COM O APOIO: